Turistando pela Dinamarca

28 05 2009

Como morava em uma ilha perdida no Mar Báltico, viajei muito menos do que eu queria durante meu intercâmbio. Mas tentei aproveitar ao máximo as oportunidades que tive.

Durante os feriados e férias escolares, consegui conhecer várias regiões e lugares importantes da Dinamarca, sempre aproveitando as casas dos parentes e sua curiosidade com o mais novo membro brasileiro da família.

Copenhaguen foi o principal destino, mas deixarei um post exclusivo para esta cidade fantástica. Por agora, falarei de outros pontos interessantes do país.

No norte da ilha de Sjælland, a mesma ilha onde fica Copenhaguen, está o castelo mais famoso da Dinamarca, que se chama Kronborg. Ficou conhecido por ser o cenário de Hamlet, uma das peças mais famosas de Shakespeare. Quando fui lá, a visitação estava proibida por causa de uma reforma, então só pude tirar fotos do lado de fora.

Kronborg - o castelo de Hamlet

Kronborg - o castelo de Hamlet

Na ilha de Fyn fica a cidade de Odense, com cerca de 150.000 habitantes. Com todo esse tamanho, ela é a terceira maior cidade dinamarquesa! Um dos centros universitários do país, conta com uma população jovem, muito festeira, além de ser a cidade com a maior rede de ciclovias do país.

Ali nasceu o mais famoso dinamarquês: o escritor Hans Christian Andersen, autor de inúmeros contos infantis, como O Patinho Feio, A princesa e a Ervilha, Soldadinho de Chumbo e A Menina da Caixinha de Fósforos. A casa em que nasceu foi transformada em museu, com vários objetos pessoais, rascunhos e manuscritos originais.

Casa-museu de H. C. Andersen

Casa-museu de H. C. Andersen

Fazenda típica dinamarquesa em Fyn

Fazenda típica dinamarquesa em Fyn

Perto da cidade de Billund, bem no centro da península de Jylland, fica o parque de diversões da Lego. Quando fui pra lá, não fazia idéia de que as pecinhas de montar mais famosas do mundo eram invenção dinamarquesa. O nome Lego, aliás, é uma abreviação de duas palavras dinamarquesas: leg godt, que significa brinque bem.

A Legoland é um parque de diversões temático e completo, com brinquedos que vão de montanhas-russas, splashes e carrossel a impressão de sua foto em cartazes de “procurado vivo ou morto”. Mas sua principal atração são as inúmeras paisagens construídas inteiramente com as pecinhas coloridas: uma cidade inteira com aeroporto e metrô; uma ilha pirata; um castelo medieval com um dragão em “tamanho real”; reprodução de painéis e pinturas famosas; e réplicas de pontos turísticos do mundo todo, como o Taj Mahal, a Casa Branca e a Estátua da Liberdade.

Miniaturas de pontos turísticos famosos feitos de Lego

Miniaturas de pontos turísticos famosos feitos de Lego

Dragão de Lego

Dragão de Lego

Esbjerg fica no litoral oeste da Dinamarca e é um dos seus principais portos, recebendo quase todos os navios cheios de petróleo e peixes retirados do Mar do Norte. De lá também parte o ferryboat com destino à Inglaterra, um dos mais concorridos do país.

Foi um dos poucos lugares onde vi neve naquele ano, e coseguimos até fazer um homem-de-neve… se bem que esse aí está mais para gnomo-de-neve 🙂

Simon e o boneco de neve

Simon e o boneco de neve

Em Esbjerg também existe um Aquário, com diversas espécies marinhas e um museu muito interessante sobre a história naval dinamarquesa.

Aquário de Esbjerg

Aquário de Esbjerg

Aarhus, ao norte da península de Jylland, é a segunda maior cidade do país, com incríveis 237.000 habitantes, sendo mais de 40.000 estudantes. Uma cidade bastante movimentada, principalmente por causa de sua conceituada universidade.

Catedral de Aarhus

Catedral de Aarhus

Mas o que mais me impressionou em Aarhus é o relacionamento que os dinamarqueses têm com suas bicicletas, assim como no restante do país. Todo mundo anda de bicicleta, que é respeitada no trânsito. O bicicletário em frente à estação de trens é algo de impressionante, pelo número de magrelas paradas ali.

Estacionamento de bicicletas em Aarhus

Estacionamento de bicicletas em Aarhus

Em Sjæland também fica a cidade de Roskilde, famosa pelo seu festival de rock ao estilo Woodstock, e por ser o principal sítio arqueológico de artefatos Vikings.

Barco Viking no Museu de Roskilde

Barco Viking no Museu de Roskilde

Museu Viking em Roskilde

Museu Viking em Roskilde

A cada post novo que eu escrevo, duas coisas ficam mais claras na minha cabeça: eu não sabia tirar fotos naquela época, mas mesmo assim eu deveria ter tirado muito mais fotos para a posteridade.

Anúncios

Ações

Information

7 responses

29 05 2009
Fernanda Ushi

Coloquei seu blog no meu RSS… 🙂
Só para vc ficar mais feliz: eu entrei no castelo de Kronborg e fiquei surpresa que não tinha nada!! Só paredes brancas… não sei se a reforma interna ainda continuaria, mas de qquer forma foi uma decepção na época.
Vc aproveitou bastante sua estadia, sim… é que vc se compara com vc de hoje, viajante profissional! 😉
Beijos!

1 06 2009
Luciana

Oi Hernani!
Que bom que você apareceu de novo! Estava com saudades das suas jornadas dinamarquesas!
Abração,
Lu

3 06 2009
leandro wirz

Concordo com sua conclusão sobre sua performance com uma camera na mão. São , sim, poucas fotos, mas não são tão ruins como vc pensa. De qq modo, a boa notícia é que vc melhorou muito como fotografo.
A segunda maior cidade tem só 237 mil habitantes?! Que maravilha!!!
Abraço.

15 10 2009
ely rene

não se culpe pelas fotos, a pratica leva à perfeição, ou pelo menos à melhora. Ainda não tinham inventado a foto digital, para vc ter tirado milhares né…

19 05 2011
Rachel

Nossa adorei suas informações!!!É sempre bom ouvir experiencias de pessoas que já foram nesses lugares…
Adorei!!!
Abraços!!!

28 05 2012
allinny

nossa adorei td e muito legalllllllllllllllll///////////////kkkkkkkkkkkkkkkk

22 07 2013
Fernando Perez- ao colocar meu comentário,usar apenas Nando,por favor!

ADOREI A DINAMARCA(COPENHAGEN),COMO TODA A ESCANDINÁVIA,
FINLÂNDIA (HELSINKI),SUÉCIA (STOCKHOLM) E A NORUEGA (OSLO E
BERGEN); VERDADEIROS SONHOS,BELEZAS MIL,INDESCRITÍVEL,
IMPERDÍVEL E…INFELIZMENTE A GENTE TEM QUE VOLTAR PARA UMA
CLOACA,NINHO DE CORRUPTOS BANDOLEIROS,OH! TRISTEZA!
CRIANÇA! NÃO VERÁS NENHUM PAÍS COMO ESTE… ETERNAMENTE
CORRUPTO!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: