Toda viagem é uma extravagância

11 09 2008

Seja você pobre, remediado ou rico, viajar sempre significa viver temporariamente muito além de suas posses. Esse é o barato — e o caro — de qualquer viagem. Multiplicando a diária do seu hotel por 30 você vai ver que na vida real nunca poderia pagar isso tudo de aluguel. Basta computar seus gastos diários com refeições para ter um treco imaginando quantos supermercados a mais daria para fazer no mês. Você pode até já ter se acostumado com o preço das passagens aéreas, mas se calcular quanto custa a hora afivelado naquela poltrona, você vai querer que uma máscara de oxigênio caia automaticamente do compartimento acima de sua cabeça. E isso vale para todo mundo. Metade da primeira classe deveria estar viajando na executiva, grande parte da executiva deveria estar na econômica, e a econômica inteira deveria ter ficado em casa.

Mesmo assim, viajamos.

Viajamos para fugir de tudo. E para ter saudade de casa. Viajamos para descansar. E para voltar mais cansados do que fomos. Viajamos para nos livrar das obrigações de todo dia. E para ter a obrigação de visitar dois museus e três monumentos todo dia. Viajamos para experimentar coisas diferentes, e para ter dor de barriga. Para comprar o que não precisamos e pagar com o que não temos. Para entrar em igreja e andar de metrô. Para não entender os outdoors, para desobedecer alto-falantes e para nos equivocar com cardápios. Para gentilmente pedir a desconhecidos que tirem fotos que depois vamos obrigar os conhecidos a ver. Para investigar se os McDonald’s que lá gorjeiam não gorjeiam como cá. Para fazer extensos tratados sociológicos sobre povos estranhos já no primeiro dia de estada. Para na volta ter quilos de histórias para contar e toneladas de quilos para perder.

Nada é tão motivador como a possibilidade de viajar. Na expectativa de uma viagem, pedidos de demissão são engavetados, casamentos são prorrogados, filhos são adiados. Em casos mais extremos, casas próprias deixam de ser compradas, carros escapam de ser trocados, videocassetes se conformam com menos cabeças que o do vizinho. Tanto sacrifício tem uma recompensa garantida: pouco a pouco você vai se tornando um sujeito “viajado”. E não existe nenhum adjetivo mais charmoso, nenhuma qualidade tão sem contra-indicações quanto ser “viajado”. Ser viajado é mais simpático do que ser “culto”, mais interessante do que ser “inteligente” — e quase tão bacana quanto ser “rico”.

Ricardo Freire

Anúncios

Ações

Informação

3 responses

11 09 2008
Luciana

Eu só não concordo com tudo, porque existe uma categoria de pessoas que tem por objetivo viajar com o mais baixo custo possível: os mochileiros. E nem por isso, eles deixam de visitar locais muito bacanas ou ficam necessariamente instalados em possilgas.
Viva a mochila e a barraca de camping!

Resp: vale do mesmo jeito!!! O orçamento estoura e o objetivo continua…

11 09 2008
Luciana

Meu cunhado que é o-inglês-mais-bacana-que-eu-conheço-e-o-único-também até lançou um livro sobre o assunto:
“Carry On Up The Amazon Around South America Without A Clue”
Author: OSBORNE, GRAHAM
Pages: 228
Publication year: 2005
Publisher: FIERCE FLEA PUBLISHING
Binding: paperback
Pub Country: UK

E ele é exatamente o que podemos chamar de cara viajado…

Resp: meu níver tá chegando, se alguém quiser me dar de presente tá valendo!

23 09 2008
Henrique Milen

Fui enganado.

Achei que tava lendo um texto de HM e me deparo com a assinatura de Ricardo Freire.

E o pior é que eu acho que já tinha lido esse texto! E caí na cilada mesmo assim…

Só faço uma ressalva a esse texto, meus caros HM e RF: o que tem de gente “viajada” e besta não tá no gibi.

Porque se o viajante não tem cultura, sensibilidade ou mesmo espírito livre, são grandes as chances de, numa viagem, ser apenas mais um mero consumidor deslocado.

Como aquele jovem americano que chegou em Santiago e zombou dos carros dos chilenos.

Resp: É por isso que os mochileiros da Lu aproveitam tão ou mais as viagens sem o mesmo orçamento…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: