Pequi

18 08 2008

Em dezembro e janeiro, o cheiro de pequi invade Montes Claros. Ambulantes com seus carrinhos-de-mão vendendo a iguaria pelas ruas do centro, o Mercado Central cheio de gente descascando o fruto, e aquele cheiro característico abrindo o apetite de uns, e embrulhando o estômago de outros.

José Felipe Ribeiro

Pequi descascado - foto: José Felipe Ribeiro

Coitados dos goianos, que acham que aquilo que tem por lá é pequi. Nunca viram os daqui, do tamanho de bolinhas de tênis… para quem não conhece, é assim: uma casca verde, grossa e rançosa, que quando cortada longitudinalmente revela uma polpa amarelo-ouro, carnuda… cozida, é um acontecimento para os apreciadores da culinária do cerrado.

O pequi é utilizado numa enorme variedade de pratos, além do mais famoso de todos: o arroz-com-pequi. Coloca-se no feijão, ou com a polpa se faz doce, pizza, picolé, sorvete. Ou simplesmente cozido.

Almoço da avó com pequi separado

Almoço da avó com pequi separado

Para se comer, tem que pegar com a mão e roer a polpa até o caroço. Não existe comer pequi com talheres ou com educação, o negócio é chegar ao final com os dedos e metade da cara amarela!!! Mas nunca, NUNCA morda o pequi. Sua castanha é uma armadilha, pois dentro há incontáveis minúsculos espinhos, que povoam a boca, língua e garganta dos mais incautos ou mal-orientados. Tem gente que manda morder de sacanagem, e depois tem que levar a vítima para o hospital…

Alguns, como eu, não gostam de roer pequi. Mas gostam do gostinho (?!?!) que ele deixa na comida. Por isso preferem só o arroz de pequi, ou o óleo de pequi na comida. Óleo mesmo, e se bobear vai virar até biodiesel!!!

Quem come pequi se lembra por uns 3 dias, no mínimo! Invariavelmente você vai arrotar o pequi, por mais educado que seja. É natural, é do ser humano, é do pequi.

Anúncios

Ações

Information

13 responses

3 09 2008
Salmo cristiano duarte

Ola Hernani, O Henrique Canedo me contou de você, pois sou natural de uma cidadezinha proxima a Montes Claros(Guaraciama) e moro em Patos de Minas ha alguns anos.
Morro de saudades do pequi do norte de Minas, principalmente daquele da regiao de Japonvar.
aqui em Patos de Minas o pequi e raro, quando encontrado decepciona, pois parece mais com uma frutinha chamada pitomba, voce roi roi e nada de polpa.

Ate mais
Resp: Guaraciama terra boa!!! Se não fosse o cheiro que empesteia o carro, a gente dava um jeito de exportar o pequi de Montes Claros para Patos hehehehehe…

23 02 2009
ari donato

Vivo em Salvador, mas sou de Guanambi, na divisa da Bahia com o norte de Minas, e adoro pequi, seja cozido puro, no arroz (arrôz, como falamos em Gbi) ou no feijão. Abraços

Resp: Uma das muitas coisas que une o Norte de Minas e o Sul da Bahia é o bom gosto… obrigado pela visita!!!!

2 03 2009
Audrey

Olá Hernani,
Tudo bem? Estava na internet em busca de uma imagem de pequi e encontrei seu texto com a imagem. Seria para a publicação junto com um texto sobre a arvore do pequi em um boletim comunitário. Gostaria de solicitar autorização da imagem. É possível? Até mais e obrigadissima… Audrey

29 03 2009
Larissa

Você descreveu de forma muito engraçada as consequências de se roer pequi, REALMENTE, é isso mesmo que acontece…ele não nos poupa de nenhum constrangimento.
>sem falar qdo escorrega de nossas mãos e a gnt reza pra ele não sair rolando p fora do prato…hahaha
>na minha família o povo costuma roer uns 5 ou 8 no almoço!!! Sem falar q qdo éramos crianças a gnt botava tdo no sol (esperando nossos pais abrirem p vermos a castanha, dificilmente o faziam!!!claro)

1 06 2009
luiza da silva pequi

PEQUI:CONHECIDONO BRAZIL, PRINCIPALMENTENO GOIAS.

EU SOU UMA ALUNA DO INSTITUTO AUXILIADORA , ESCOLA LOCALIZADA EM SILVANIA GOIAS.
ESTOU FAZENDO ESTE COMENTARIO PORQUE PRECISAMOS VER COMO E BOM VALORIZAR O CERRADO BRASILEIRO.

19 11 2010
NORANEY FRANÇA

venha pro norte de Minas e veja como fara valer seus esdudos

13 01 2010
wellington

sou de itu são paulo, aqui tem um pequeno cerrado e pode se encontrar pequi, mas é muito pequeno, gostaria de comprar, como faço?

8 02 2010
Hernani

Caro Wellington,

Acho que você vai ter que dar um passeio lá pelo Norte de Minas para conseguir comprar pequi de verdade viu!

22 01 2010
Marli

Oi..
Sou de Ibiaí no norte de minas, mas moro em Barreiras na bahia. Esse texto me deixou com agua na boca, pois mato e morro por um pequi. Aqui a gente até encontra, mas não aquele norte -mineiro que eu to acostumada a comer…Saudade de minha terra…

19 11 2010
NORANEY FRANÇA

o pequi aqui na minha regiao note de minha e rico . fasso arroz com pequi ano inteiro tenho um pequeno restaurante no mercado e trabalho nos eventos e todos os domingos na feira de artezanato da praça da matriz de montes claros. nos dias 26 27 28 acontecera o 20: festivao do arroz com pequi da regiao na qual sou concorrente

24 01 2011
Rosa Maria Martins

Numa de minhas andanças pelo centro oeste conheci o Pequi, e faz algum tempo que ando querendo comer essa maravilha da culinária brasileira..
To esperando um amigo me trazer trazer pequi aí do norte, fazem dois longos meses.. rsrsrsrrs

3 08 2013
genesio antunes oliveira

gostaria de saber as vitaminas do pequi?

4 04 2016
TBT #6: Pequi - Peguei o Bonde Andando...

[…] Fonte: Vegvisir […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: